Com a criação da Agência para a Integração, Migrações e Asilo, I.P. (AIMA, I.P.), visou-se uma restruturação do sistema português de controlo de fronteiras e concessão de autorizações de residência, o que se traduziu em alterações legislativas, e na adoção de novos procedimentos para obtenção de autorização de residência em Portugal por parte de cidadãos estrangeiros.
Por conseguinte, pretendeu-se a modernização e simplificação dos procedimentos administrativos, com o propósito de possibilitar uma resposta mais célere aos pedidos recebidos pela AIMA, estipulando-se, assim, requisitos que conferem maior segurança relativamente à permanência de cidadãos estrangeiros em território nacional.
O novo procedimento será aplicável a todos os cidadãos estrangeiros que tenham apresentado, até ao dia 30 de abril de 2023, uma manifestação de interesse no portal SAPA – Sistema Automático de Pré-Agendamento.
Para este efeito, será enviado pela AIMA, aos Requerentes que se enquadrem na condição suprarreferida, um e-mail com instruções, de forma a poderem proceder à alteração da palavra-passe no portal e, por conseguinte, terem acesso à nova plataforma.
Através deste portal (SAPA), com a sua nova configuração e com os seus novos acessos, o Requerente terá de solicitar um Documento Único de Cobrança (DUC), que indicará o valor da taxa a pagar, e as respetivas instruções para pagamento, o qual deverá ser efetuado no prazo de dez dias após a data de emissão do DUC.
Caso não proceda ao pagamento do DUC dentro do prazo legal suprarreferido, o Requerente será ainda notificado, via postal, para sua a morada constante no registo de residentes da AIMA, I.P. e que declarou na manifestação de interesse, de modo a que proceda ao pagamento da taxa no prazo de quinze dias úteis.
Nos 20 dias úteis seguintes à realização do pagamento, a AIMA irá proceder ao envio de uma proposta de agendamento para o Requerente, na qual indicará a data, hora e local.
Antes da data de realização do agendamento, a AIMA enviará as instruções necessárias ao Requerente para proceder à submissão, de forma correta, da documentação devidamente atualizada referente ao seu processo.
Dra Daniela Costa – Advogada
Dra Marta Santos – Advogada Estagiária
Entendemos a comunicação como a expressão da proximidade, de forma consistente. Por esse motivo, fornecemos informações sobre uma ampla gama de tópicos. Para qualquer esclarecimento, por favor contacte-nos através dos canais habituais e encaminhe o seu assunto para o Departamento de Comunicação.
Artigos Mais Recentes
Decisão do “STA” contraria a Administração Tributária e considera inscrição como RNH meramente declarativa
26 Setembro, 2024Isenção de imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis Decreto-Lei n.º 48-A/2024, de 25 de julho
11 Setembro, 2024Áreas de atuação
- Imobiliário
- Fiscal
- Imigraçao
- Contencioso e Arbitragem
- Contra-ordenacional e Penal
- Família
- Trabalho
- Administrativo
- M&A e Societário
- Bancário e Financeiro
- Subscrição de ações SIGI
- Direito da Concorrência
- Direito dos Seguros
- Direito do Desporto e Entretenimento
- Propriedade Industrial, Inteletual E Tecnologias Da Informação
- Corporate Governance
- Direito Marítimo e dos Transportes
- Reestruturaçao e Insolvencia