Esperamos antes de mais que todos tenham podido celebrar o natal e o final do ano da melhor forma, junto dos seus, com amor, com saúde e com muita alegria.
Sempre focados no positivo, que acreditamos ser o caminho, principalmente face ao desconhecido ou face a um conhecido mais difícil, gostaríamos de partilhar alguns resultados de inquéritos e previsões mundiais para o novo ano.
Nesta perspetiva e analisando os resultados de um recente inquérito levado a cabo pelo Fórum Económico Mundial, conclui-se que existem 5 grandes motivos para estar otimista em relação a 2022.
O principal destes motivos reside no facto de 71% da população mundial acreditar que este ano vai ser melhor do que o ano passado! Digamos que a crença faz sem dúvida a diferença.
Falando da pandemia, acredita-se que em 2022 a mesma irá caminhar para o estado de “mais uma gripe”, com maior número de pessoas vacinadas em todo o mundo e com a experiência deste último ano, em termos de regras e medidas objetivas a implementar no combate à propagação do vírus.
Por outro lado, a maioria das pessoas considera que esta crise veio beneficiar o ambiente e a própria sociedade. Em termos de ambiente, 61% dos inquiridos acredita que apesar de poderem existir fenómenos ambientais mais catastróficos, os mesmos serão conduzidos com mais seriedade e prontidão.
Relativamente à sociedade, quase um terço da população inquirida acredita que existe hoje um maior nível de tolerância do que há 1 ano atrás, aquando do início da pandemia. Esta tolerância poderá estar relacionada com uma maior consciência social e das regras para viver em sociedade, com mais e maior respeito pelos outros.
Ainda neste âmbito, o tão esperado regresso à normalidade, irá fazer com que as pessoas possam retomar as suas rotinas, gradualmente, voltando os centros das cidades a estarem mais pulsantes e com mais vida.
Em termos económicos, apesar de a pandemia ainda não ter terminado, as economias parecem estar cada vez mais resilientes. A confiança dos consumidores parece estar mais alta para 2022, apostando 60% dos inquiridos, por exemplo, numa maior estabilidade para este ano ao nível dos mercados de ações. Uma referência também ao mercado de trabalho, existe otimismo em relação a novas oportunidades de emprego e até à existência de novas profissões e mercados.
Relativamente às redes socias, a rede Instagram revelou o tipo de perfis que vão crescer e tornar-se tendência em 2022, por exemplo: Lojas de produtos usados; Produtos de beleza sem testes em animais e “minimalistas” – uso mais moderado de maquiagem e cosméticos em geral; Exercícios em casa e atividades de bem-estar mental, como meditação e ioga, entre outros.
Segundo a mesma rede, os jovens à procura de emprego estarão mais focados no potencial de crescimento pessoal do mesmo. Mais de 71% disseram que querem fazer algo importante que faça sentido, em vez de apenas pensar no salário, enquanto 66% pensam que uma educação universitária é cara e nem sempre traz os resultados esperados.
Para as compras, é importante as empresas saberem que as pessoas estão mais propensas a adquirir produtos e serviços em plataformas online e nas redes sociais.
Sem bola de cristal tudo fica mais difícil e não passam de meras suposições, algumas com maior fundamento. Numa altura em que é tradição fazer uma análise do passado e projetar o futuro, queremos estar sobretudo confiantes na nossa capacidade de aprendizagem e na boa utilização das ferramentas que temos ao nosso dispor. Aprender com os erros, aproveitar a experiência e todo o arsenal Tech que nos permite poupar naquele recurso essencial: tempo!
Um brinde ao acreditar!
Keep safe….
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