A cada dia, surgem novas tecnologias, novas competências capazes de impactar possíveis clientes e de vender de novo a quem já comprou anteriormente. É justamente por causa desta dinâmica tão viva, que seguir tendências, sem entender como elas funcionam, pode dar mais errado do que certo.
O Marketing Digital não tem uma fórmula escrita e isso fica muito explícito, quando uma empresa tenta fazer tudo sozinha. Torna-se importante salvaguardar uma série de fatores quando comunicamos no digital, a saber:
. A experiência do utilizador no centro de tudo
Nos últimos anos, o Google tem feito diversas atualizações nos seus algoritmos para melhorar os resultados de pesquisa, deixando cada vez mais claro que fazer SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) é muito importante.
Só que tão importante quanto otimizar os conteúdos para serem encontrados nos mecanismos de busca, é oferecer uma experiência do usuário (UX=Experiência do Usuário) de qualidade ímpar. Essencialmente um site deverá ser fácil de navegar, leve, para carregar rapidamente; e ter um conteúdo realmente útil.
Uma rápida análise das métricas do site ou rede social pode oferecer esclarecimentos valiosos no aperfeiçoamento do seu produto ou serviço.
Com a experiência do usuário no centro de tudo, a preocupação com a acessibilidade do conteúdo não se limita apenas à experiência no “site” ou “blog”. Cada anúncio publicado, cada e-mail enviado na campanha de E-mail de Marketing… precisa ser claro, objetivo e útil!
. Marketing e Vendas cada vez mais próximos
Unir o Marketing com as Vendas é uma prática que tem sido cada vez mais usual – os profissionais já chamam essa união de “Vendarketing” ou “Smarketing”, no futuro será um departamento independente, supervisionado por um gestor específico e conhecedor desta fusão definitiva.
. Social Selling
“Social Selling” não é uma tendência nova: desde há anos, que esta prática de venda de pessoa em pessoa tem-se consolidado no “LinkedIn” como ferramenta B2B (business to business). A novidade no “Social Selling” atual é a expansão do conceito de venda um-a-um para uma estratégia em massa dentro de outras redes sociais. Em plataformas como o Instagram, por exemplo, certos conteúdos são criados na intenção de despertar o estímulo dos seguidores de entrarem em contato com a empresa, através de mensagens privadas. Uma vez no “chat”, cara-a-cara com a marca, as probabilidades de vender um produto ou serviço aumentam consideravelmente, porque tanto a aproximação, quanto o objetivo dessa proximidade (a venda) estão fechados.
As redes sociais — e até as plataformas de mensagens instantâneas, como o “WhatsApp” — têm inserido ferramentas de “Social Selling” para padronizar ainda mais essas vendas, mantendo o contacto com o utilizador. Catálogos de produtos, os “chatbots” (os assistentes automatizados que preparam o consumidor para uma venda) e a prática de “live commerce” (a venda por transmissões ao vivo) são só alguns exemplos.
. Pesquisa por voz
A quantidade de atualizações de navegação unicamente por voz em telemóveis e computadores tem sido frequente e é cada vez mais inteligente. O público tem exigido facilidade de uso através de comandos e pesquisas de voz, e grandes empresas têm lançado dispositivos inteligentes com “interface”, totalmente controlada pela fala (sem botões). A Alexa (o dispositivo com assistente virtual produzido pela Amazon) é um forte exemplo de como esse campo de navegação exclusiva por voz ainda não está consolidado, mas tem muito a oferecer para os curiosos, que entrarem nessa exploração ainda em 2023.
. Imagens em evidência no Google
Uma prova definitiva é que, ao fazer uma pesquisa no Google, as imagens têm aparecido no topo da página: elas são prioridade nos resultados. O Google sabe que as imagens captam a nossa atenção, apelando o nosso foco imediatamente para um texto ou vídeo, que é importante ser lido ou visionado.
. Inteligência Artificial
O “Software ChatGPT” vingou como a inteligência artificial gratuita, mais prática e humanizada, disponibilizada na Internet, ao dia de hoje.
. Vídeo Marketing
“TikTok ou YouTube Shorts” (passando pelos Reels e Stories do Instagram e Facebook), é um tipo de multimédia com alto potencial de visualização, capaz de fazer uma empresa crescer de forma orgânica da noite para o dia. Além dos vídeos curtos, a velha prática de utilizar conteúdos audiovisuais para aumentar a conversão de “landing pages” até uns 80%, continuará válida para os anos seguintes. O grande foco vai para os conteúdos educativos, reforçando a humanização e a honestidade da empresa em transformar a vida do público através dos produtos e serviços que oferece. Quanto mais útil, fácil de entender e dinâmico for o vídeo, maior a probabilidade do material se vir a manter, como uma fonte de tráfego ou uma conversão, possivelmente vitalícia.
. RGPD
O RGPD – (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados), é efetivamente um regulamento consolidado pela força jurídica de uma lei — a Lei de Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados. De facto, a Lei 2016/679 é um regulamento do direito europeu sobre privacidade e proteção de dados pessoais, aplicável a todos os indivíduos na União Europeia e Espaço Económico Europeu que foi criado em 2018. Ela regulamenta também a exportação de dados pessoais para fora da UE e EEE, e visa proteger a privacidade dos consumidores.
. Automação
Utilizar ferramentas de automação de envio de E-mail de Marketing e monitorização de métricas não é exceção — já é rotina. Além da multiplicação na geração de “leads”, mais próximos dos canais de comunicação da empresa, as automações economizam tempo e aumentam a produtividade.
Tudo o que acima se enumerou, é de fácil aplicação e monitorização para quem tem um canal On-line, uma marca ou até mesmo um blog. Tratam-se de algumas recomendações para pautar a diferença entre quem comunica de forma estruturada e quem apenas “viaja” por este mundo digital.
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