O termo é proveniente da língua inglesa e no contexto dos negócios significa “criar uma rede de contatos” que favoreça a troca de conhecimentos e de experiências entre pessoas de diferentes segmentos. A finalidade do networking é proporcionar relacionamentos de colaboração recíproca entre profissionais, seja para fortalecer amizades, estreitar negociações comerciais ou para aproveitar oportunidades de negócio.
Objetivos do networking:
- Expandir Horizontes Profissionais
- Criar relacionamentos e Confiança
- Acesso a Oportunidades
- Desenvolvimento Profissional e Pessoal
- Apoio em Momentos Desafiadores
- Apoiar causas sociais
Já nas empresas, networking é a partilha de informações ou serviços entre pessoas, e grupos. É também uma forma de desenvolverem relacionamentos, para os seus colaboradores ou empresas. Trazer Know-how, New business para a empresa, é sobretudo partilhar informação de fora para dentro de cada organização.
Estar bem informado é uma forma de fomentar a rede, mantendo e interagindo com outras pessoas, e assegurando o interesse delas pelos assuntos divulgados na informação. Deste modo podem criar-se ligações abertas e produtivas ao longo do tempo, capazes de assegurar um diálogo franco e assertivo.
Hoje em dia, com o acesso a um simples motor de busca, é possível identificar alguns exemplos de sites para se fazer networking, como referência:
www.twitter.com :: www.linkedin.com :: www.eventbrite.com :: www.meetup.com :: www.resurchify.com :: www.medium.com
Fazer o registo é sempre o primeiro requisito. Do mesmo modo que é possível segmentar o mercado, aqui também é possível parametrizar as escolhas de acordo com os seus critérios, e avançar para a página seguinte. Por norma, aparecem logo os eventos de acordo com os critérios filtrados. Selecionar um ou mais eventos, tem a vantagem de selecionar o que nos é mais conveniente e de muitos virem a ser gratuitos. A confirmação de presença nestes eventos é feita com a receção de um email do organizador. Depois é estar preparado para o mesmo!
Ter atualizadas as redes sociais é muito importante, porque deverá usa-las para publicar nelas artigos sobre a atividade da sua empresa. O Código QR (www.qr-code-generator.com) pode ajudá-lo neste objetivo e transmite-se recorrendo ao telemóvel, conseguindo deste modo partilhar e divulgar os seus contactos, pois o uso de cartões de visita, usualmente distribuídos em eventos físicos, deixou de ser tão habitual. De realçar também a presença no evento de networking um pouco antes da hora marcada para o seu início, porque é conveniente aproveitar esse período de tempo para se dar a conhecer, interagindo com quem já esteja presente, e muito especialmente com a organização. O espírito de interajuda, para com quem está presente é a melhor forma de começar. Reforce o interesse em fortalecer um bom relacionamento profissional. Recordando sempre: “só é lembrado quem é visto”, aparecer somente na hora que precisa de alguma coisa não é uma boa ideia. A comunicação deve ser feita de forma clara para que as pessoas compreendam perfeitamente as suas intenções. Compartilhe ideias e convide pessoas para dar a sua opinião. Mostre interesse real e verdadeiro pelos outros. Aproveite o tempo investido e trabalhe bem a rede de contatos que conseguiu criar.
Há na verdade vários modelos de networking (networking pessoal; networking de marketing; networking honesto; networking empresarial), já durante os períodos de confinamento, foi uma forma de todos se manterem no ativo, promovendo uma rede de contactos. Por tudo isto, está provado que o networking é eficiente, e veio para ficar por muitos mais anos, a nível pessoal e empresarial.
Artigos Mais Recentes
NETWORKING, o que mais?!
23 Maio, 2023NÓMADAS DIGITAIS E SEGURANÇA SOCIAL
17 Maio, 2023Portugal, a questão é apenas quando
11 Maio, 2023GOLDEN VISA CULTURAL
04 Maio, 2023Áreas de atuação
- Imobiliário
- Fiscal
- Imigraçao
- Contencioso e Arbitragem
- Contra-ordenacional e Penal
- Família
- Trabalho
- Administrativo
- M&A e Societário
- Bancário e Financeiro
- Subscrição de ações SIGI
- Direito da Concorrência
- Direito dos Seguros
- Direito do Desporto e Entretenimento
- Propriedade Industrial, Inteletual E Tecnologias Da Informação
- Corporate Governance
- Direito Marítimo e dos Transportes
- Reestruturaçao e Insolvencia