News PT

NOVO TURISMO DE LUXO EM PORTUGAL

08 Fevereiro, 2024

Já tínhamos dado conta numa das nossas publicações que ao longo da última década, o nosso país tem sido um dos eleitos pelo mercado estrangeiro para visitar, investir e residir. É com imenso prazer que verificamos que essa tendência se mantém em 2024, em particular e com um aumento significativo, do mercado norte-americano. Uma das principais razões para este aumento, está de certa forma relacionado com o aumento das ligações áreas que foram criadas e algumas mantidas entre Portugal e o continente norte-americano.

O turismo em Portugal continua em alta e diariamente não param de chegar estrangeiros aos aeroportos portugueses. Estamos perante um novo “segmento de luxo”, onde se incluem cidadãos daquele País que visitam Portugal pela primeira vez.

Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas, em junho, 81,7% dos passageiros desembarcados nos aeroportos portugueses eram estrangeiros, num total de 2,6 milhões. A seguir à Europa (que representa 68,9%), o continente norte-americano foi a segunda principal origem, concentrando 9% do total de passageiros desembarcados, verificando-se uma subida de 11,7% face a junho do ano passado. Um aumento que, de acordo com o secretário-geral da Laurel (Associação Portuguesa de Marcas de Excelência) é bom, porque o consumo médio de um americano é o dobro do de um europeu. Na prática, um americano pode gastar em média em Portugal entre dois ou três mil euros por dia. Estamos perante um novo turismo de luxo em Portugal que procura história e tradição.

Se anteriormente as principais razões pela escolha do nosso país se prendiam com a natureza, tradição, cultura, gastronomia, vinhos e clima, este novo segmento de luxo procura novas experiências, de preferência reais e autênticas. Procura o que é simples, orgânico e que devolve tradições e legados da sabedoria ancestral portuguesa, das nossas avós e bisavós, as tradições dos locais até aos dias de hoje.

Relativamente ao mercado norte-americano este procura conhecer a região, descobrir o destino, ter a experiência de caminhar com um pastor, de andar na praia e apanhar lapas com um pescador. Em especial, este mercado, que tem uma história muito mais pequena do que a nossa, pretende conhecer as nossas raízes e a origem das coisas, ou seja, conhecer o nosso património.

Com o surgimento e aumento deste tipo de procura, até o mercado hoteleiro se tem vindo a modificar e adaptar. Atualmente temos vindo a assistir a uma explosão de pequenas unidades hoteleiras independentes com uma carga de alojamento entre os 20 e os 50 quartos. São espaços que literalmente se diluem na autenticidade do local onde escolhem nascer ou reabilitar, porque na verdade é isto que estes hóspedes procuram. Aqui o conceito de luxo passa a ser o tempo, o silêncio, o sentir, o andar descalço, dar o real valor ao que diariamente não damos.

O World Travel & Tourism Council estima que o setor do turismo poderá contribuir este ano com 17,4% para o PIB nacional e que se verifique um aumento anual de 3,4% durante a próxima década, atingindo o setor um peso de 20,2% na economia até 2032.

Somos um país com quase 900 anos de história, de saber fazer. Portugal com tudo o que tem de bom, com o seu património, tem que conseguir fazer o seu caminho nas marcas de excelência e de luxo. Se Portugal for capaz de continuar a vender a sua originalidade com qualidade, o sucesso, esse é garantido.

 

Ana Pintor

Departamento de Comunicação

 

Entendemos a comunicação como a expressão de proximidade, de forma consistente. Por este motivo veiculamos informações sobre os mais variados Temas. Para qualquer detalhe entre em contato através dos canais habituais e direcione o seu assunto para o Departamento de Comunicação.

 

 

 

 

 

 

 

Cerrar Cookies

Este site usa cookies, se ficar aqui aceita o seu uso. Você pode ler mais sobre o uso de cookies em nossa política de privacidade